Escritório Virtual

12/01/2011 13:53

Muitos que se formam em cursos de Direito além de bacharéis também pretendem ingressar nos quadros da advocacia brasileira. Para tanto, prestam o exame da Ordem dos Advogados com o fito de obterem o seu registro. Após este, que é sem dúvida um grande desafio, resta iniciar a profissão abrindo um escritório, tarefa nem sempre fácil se o graduado não possui parentes ou amigos próximos que exercem a profissão e que porventura poderiam auxiliá-lo nesse momento inicial de sua carreira jurídica. Uma boa opção é recorrer ao modelo de "escritório virtual", que se tornou até mesmo comum em algumas capitais, tendo em vista as facilidades que oferece o o baixo custo.

 

Em geral, os escritórios virtuais existentes oferecem espaço para reuniões, secretária(o) para anotar os recados e salas para atendimento. Desse modo, o recém-formado poderá pagar uma contribuição mensal que lhe concederá o direito de usufruir desses serviços conforme a cota por ele assumida. Por exemplo: cinco agendamentos na sala de reuniões, 30 horários em salas de atendimento para receber seus clientes. O "escritório virtual", portanto, é um espaço compartilhado por diferentes advogados (ou profissionais de outras áreas também), administrado por uma empresa particular, gestora dos horários e do rateio de despesas. 

 

Algumas empresas oferecem escritórios mobiliados para sublocação dentro de seu espaço. Também costumam ser assegurados serviço de limpeza, arquivamento de documentos, transmissão de recados em tempo real, transferência de ligações para seu celular, hotsite, motoboy, scanner, digitação, cópias, busca e entrega de encomendas, internet, sala com datashow, cartões de visita, etc. Lembramos que as opções de uso de tais serviços dependem sempre do tipo de plano contratado pelo profissional. E mesmo que o plano adquirido seja mais simples, pode-se contratar os demais serviços à parte, quando necessários. Servem também como endereço comercial e domicílio fiscal do escritório, assim recendo as correspondências de trabalho. 

Voltar